sexta-feira, 17 de abril de 2015

Entre o céu e o mar




Skagen, Carl Locher (1851 – 1915)
Museu Skagens, em Skagen, Dinamarca

Folheio o livro ao acaso. Sinto as suas folhas macias nas pontas dos dedos e o odor a antigo que impregna as páginas. Tateio as suas irregularidades. Minúsculas partículas de areia de uma praia na Dinamarca que contam uma história. Lembro-me dessa tarde. O céu de um azul inesperado. Nós a caminharmos entre arbustos de mirtilo selvagem, acompanhados pelo bradar das gaivotas que sopram os mesmos gritos agudos das gaivotas do sul. Os nossos rostos varridos pela brisa salgada. Contornamos as dunas migratórias e ficamos de frente para o azul denso do mar, com os pés enterrados na areia lisa e fresca. Tiramos a roupa. Tu corres, afoito, para as ondas. Eu estendo uma toalha e deito-me com um livro na mão. Entre um parágrafo e outro, vou seguindo os teus movimentos ao sabor compassado das ondas inclinadas. Fecho os olhos e pressinto o esboço do teu corpo salgado ao lado do meu. Deslizas para fora das ondas e, com três passadas, estás novamente junto a mim. Trazes-me um búzio que contém em si todos os gemidos do mar. Fitas-me com o teu olhar de céus infinitos e eu sinto uma deliciosa queimadura no coração. Beijas-me a boca com um fogo suplicante. Deixo-me navegar nos teus braços que sabem a sal e o amor escorre por mim a dentro. O amor que o teu corpo sobre o meu escreve na areia da praia nua. Lembro-me bem dessa tarde que, não fosse o risco incandescente do poente a apagar-se no horizonte, poderia ter durado para sempre.


10 comentários:

  1. :)! Que bom que é regressar a este cantinho e dar de caras com este post que fala de amor, água e um livro! :) Para mim a praia continua a ser um dos locais de eleição para ler um livro... :) Que saudades de o fazer...
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, Luísa, já tinha saudades suas!
      Um beijinho

      Eliminar
    2. :) Está a explicação no blog!
      Bom fim de semana com boas leituras! :)

      Eliminar
    3. Já vi. É por uma boa causa :)
      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Hoje saio daqui com uma sensação doce e salgada. Belo texto. Bom FDS

    ResponderEliminar
  3. I used to live near Skagen ( for 3 years) and I visited the art museum. When I suddenly saw this I thought I had seen it before....

    Anna Anker`s house you should visit if you go there. Great light in most of the images.

    Nice blog you have.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you very much for your visit! If I return to Skagen, I will visit Anna Anker`s house. I visited your blog and I loved the photos :)
      All the best!

      Eliminar
  4. Eu li este texto em outra visita e não escrevi nada porque me pareceu triste pela tarde que poderia ter durado mas não durou para sempre. É muito bonito também.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar